quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Descoberto mais um planeta "potencialmente habitável" fora do Sistema Solar




Uma equipa de astrónomos do Instituto Carnegie e da Universidade da Califórnia descobriu um novo planeta fora do nosso Sistema Solar que tem um tamanho semelhante ao da Terra e está localizado numa área que poder ser habitável. Trata-se do Gliese 581g, e está a cerca de 20 anos luz, como publicado na revista Astrophysical Journal.
O “Gliese 581g”, dizem os astrónomos, está a uma distância da sua estrela que lhe permite ter uma temperatura adequada para a água líquida na sua superfície.

Entre as suas características, note-se que a temperatura está entre os 31° e os 12 graus Celsius, tem gravidade, a sua órbita dura pouco mais de 36 dias, e a atracção da estrela Gliese 581 faz com que o planeta tenha sempre um lado com luz e o outro escuro e frio. Portanto, os cientistas pensam que a área com maior probabilidade de ter vida será a mais próxima da fronteira entre o dia e a noite.

Com este, há agora seis planetas que se movem, com órbitas quase circulares, em torno desta estrela (anã vermelha) e três deles são “super-Terras", ou seja, semelhantes ao nosso, embora apenas este possa ter organismos vivos, graças à sua localização. O documento assinala ainda que, na Via Láctea possam existir muito mais planetas habitáveis do que se pensava.

Para detectar exoplanetas os pesquisadores utilizaram a técnica da velocidade radial da estrela, que é detectar pequenos movimentos da estrela causados pela gravidade dos planetas. Utilizaram o instrumento “HIRE” do Observatório Keck, no Hawai, onde recolheram dados dos últimos 11 anos.

Desde 1995, os astrónomos descobriram 490 planetas fora do nosso sistema solar. A maioria é muito grande e muito quente, pois estão muito próximos das suas estrelas, facto que põe de parte a possibilidade de serem considerados habitáveis.

Entretanto, com melhorias nos instrumentos e telescópios, os cientistas começam agora a encontrar planetas mais pequenos e mais distantes das suas fontes de energia. Começa a perceber-se que poderão existir muitos mais planetas semelhantes à Terra.

Só pra se ter uma ideia da distância desse Planeta. O Sol fica à 17 ano-luz da Terra e ele está a 20 ano-luz pra nós. Então não fica em distância absurda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário