Água é uma substância fria e mole. Não tão fria quanto o gelo nem tão mole quanto gema de ovo porque gema de ovo arrebenta quando gente molha o pão e a água não. A água é fria mas só quando a gente está dentro. Quando a gente está fora nunca se sabe a não ser a da chaleira, que as fumaça. A água do mar mexe muito mas se a gente põe numa bacia ela pára logo. Água serve pra beber mas eu prefiro leite e papai gosta de cerveja. Serve também pra tomar banho e esse é o lado mais ruim da água. Água é doce e é salgada quando está no rio ou no mar. A água doce se chama assim mas não é doce, agora a água salgada é bastante.A água de beber as da bica mas nunca vi como entra lá. Também no chuveiro a água as fininha, mas não entendo como ela cai fininha quando chove pois o céu não tem furo. A água ainda serve também pra gente pegar resfriado que é quando ela escorre do nariz. Fora isso não sei mais nada da água.
Tempo e contratempo. São Paulo: Beca produções Culturais, 1998,p. 51. Millôr Fernandes
A água se tornou uma das coisas mais importante nas nossas vidas. Sem esse elemento da Natureza os seres vivos não sobreviveriam. Certamente o poeta Millôr sabe a medida da importância da água. Não sei se todos nesse mundo sabem deveras, principalmente porque ela é tão essencial, ou por outro lado, o que estamos fazendo com o líquido introdutório da vida.
A água é o recurso natural que existe em maior quantidade nos seres vivos e em nosso Planeta. Assim não vou me deter em dois problemas emergentes relacionados ao H2O: escassez e poluição, mas em mostrar a essência desse líquido da vida.
Seja vírus, planta ou animal, falo de qualquer forma que emane vida, não existe um que não precise dela.
Veja que um simples organismo patogênico precisa de água para incubação e completar sua multiplicação. Isso vale para as plantas, mesmo que vivam nos lugares mais desérticos. A semente não germina sem uma gota desse composto inorgânico.
Não é brincadeira, mas peixe vive e se reproduz na água; já os anfíbios não estariam proliferando por aí sem uma reprodução aquática. Há, os répteis, embora tenham a fama da conquista o ambiente terrestre, água hão de precisar para o ovo desenvolver e um dia eclodir. Tem aves e alguns mamíferos que precisarão chocar ovo, nas quais em suas entranhas há de estar água por lá. Não esqueçamos que todos os seres têm maior parte de sua composição feita do nobre líquido aqüífero.
Tem água em Marte! E em lua de Saturno (em Titã, uma das luas de Saturno) também, provavelmente condições para vida nesses lugares seja possível achar.
Lá na barriga das mamães, dos animais mais evoluídos na conquista terrestre, água está pra proteger contra a dessecação, mais do que isso proteger contra as pancadas que a mamãe não possa evitar. Estorou a bolsa cheia de líquido... pronto a vida anuncia a sua chegada.
Lembre-se, ainda, que nos oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, represas, águas subterrâneas (poço) e também naquelas gotinhas invisíveis que existem no ar, que voltam para a terra em forma de chuva a água por lá esta.
Esse não é o fim, sobretudo o começo da necessidade do líquido água. Na limpeza, feitura e cultivo de alimentos vai se precisar. Pra tirar a sujeira e começar a higienizar, sem contar a bendita sede acabar.
Uma atitude tão simples como beber água é a maneira mais barata e eficaz de garantir a pele, as unhas e o cabelo maravilhosos. Quando o corpo está bem hidratado, isso se reflete na sua aparência. Os nutricionistas recomendam a ingestão diária de 1,5 litro de água por dia para suprir as necessidades do organismo. Caso contrário, entenda que o nosso corpo pode perder praticamente toda a gordura e acima da metade da proteína e sobreviver, enquanto a perda de um décimo da água pode resultar em morte. O mesmo pode ocorrer com os animais domésticos, variando entre as espécies a capacidade de perdê-lo. O jumento, provavelmente, está entre os mais resistentes, pois sobrevive a perdas hídricas acima de 30% do seu peso.
Fato: deveríamos beber bastante água o suficiente para manter a urina clara. Isto significa cerca de oito copos de água por dia, aproximadamente. A sede não é um instrumento de avaliação seguro para nossa necessidade de água.
As crianças e idosos se ressentem mais na falta de água e desidratam mais facilmente. Ofereça-lhes água na quantidade adequada com regularidade. Não espere uma criança pedir água, ofereça-lhe.
Quer motivos ainda pra água cuidar, mas do que isso o beber valorizar? Anote dez, então:
1. Água emagrece - As fibras presentes nas frutas incham em contato com a água, o que dá a sensação de saciedade ao corpo. Isso engana temporariamente o estômago, segurando a fome.
2. Melhora a digestão - A água ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Ela também forma o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.
3. Controla a temperatura - Durante os exercícios físicos ou quando faz muito calor, a água liberada pela transpiração reduz a temperatura do corpo.
4. Diminui o inchaço - Quando você está hidratada, o volume de sangue aumenta. As vitaminas e os minerais chegam mais rápido à pele, ao cabelo e às unhas. Com mais água em circulação, o organismo não retém muito sódio, responsável pelo inchaço.
5. Previne a celulite - As toxinas são expulsas do organismo pelo suor e pela urina. Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e, aliada à eliminação de toxinas, previne o aparecimento da celulite.
6. Melhora a absorção de nutrientes - Uma boa hidratação garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes (como a glicose e as vitaminas).
7. Reduz infecções - A água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que fortalece as defesas do organismo.
8. Por causa do deu alto calor específico, é capaz de absorver o calor produzido nas reações, dissipando-as para a pele, pulmões e luz intestinal.
9. As reações enzimáticas que ocorrem na digestão e metabolismo, em grande parte, implicam em adição (hidrólise) ou de subtração de moléculas de água ao substrato.
10. O sangue, que leva energia e nutrição as células, tem mais de 90% de sua composição em água; os ossos, que nos parecem tão duros e consistentes, têm cerca de 85% de água na sua estrutura.
Agora que tal bebermos uma quantidade exagerada de água? Vamos beber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário