A EF faz parte da cultura humana, pois se constitui numa área que estuda e atua sobre um conjunto de práticas ligadas ao corpo e aos movimentos praticados pelo homem no decorrer do seu processo evolutivo: andar, correr, saltar, nadar, escalar, arremessar, chutar, lançar, etc.
De acordo com Piccoli (2005), a Educação Física Escolar (EFE) é um elemento do processo educacional formal, que possibilita o desenvolvimento global de crianças e adolescentes através da prática educativa de exercícios ginásticos, jogos, esportes, dança e luta.
Quando em 2003 se fez uma alteração na LDB de 1996 (Art.26, § 3º), o objetivo era acabar com as dúvidas acerca da obrigatoriedade da EF nas escolas, fazendo com que ela fosse entendida como um componente curricular da educação básica. "Art. 26, §3: A Educação Física, integrada a proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar sendo facultativa nos cursos noturnos".
Esta visão de EF como componente curricular exige um novo pensar e um novo agir dos seus professores (MELO, 2006). Segundo este mesmo autor
"o novo pensar é caracterizado pela necessidade de se conceber a Educação Física na escola nas mesmas condições dos demais componentes curriculares, nos quais a organização dos seus aspectos didáticos os consolidam na educação escolarizada" (p.188).
Para Daolio (1996), assim como a Matemática deve organizar o conhecimento popular matemático trazido pelos alunos, a fim de desenvolver e estimular o raciocínio e a lógica matemáticos, a EFE deve partir do conhecimento corporal popular e das suas variadas formas de expressão cultural, almejando que o aluno possua um conhecimento organizado, crítico e autônomo a respeito da chamada cultura humana de movimento.
Muitos estudos vêm sendo desenvolvidos acerca do papel da EF na escola, do papel do professor de EF na formação do aluno, de como a EF é vista pelo corpo administrativo da Escola, mas pouco tem se falado em qual a importância atribuída pelos alunos a EFE.
O presente estudo tem como objetivo verificar, entre os alunos, qual o plano ocupado pela EF na hierarquia de saberes escolares e o que os levaram a coloca-la em tal plano de importância. Para atingir este objetivo foi realizada uma Pesquisa Teórico-Empírica com base em uma Revisão de Literatura com a intenção de contextualizar e embasar os dados coletados entre os alunos. A revisão de literatura foi realizada pela própria autora em publicações especializadas, em materiais relacionados à EFE que foram apresentados em disciplinas do curso de Licenciatura em Educação Física da EEFD/ UFRJ e em sites que abordem o assunto estudado. Todo o material consultado foi publicado no período de 1961 a 2006.
A realização deste estudo é importante, como mais uma possível fonte de consulta, para que os graduados e graduandos em EF saibam como a disciplina que será ministrada por eles é vista entre os alunos, e os motivos que os levaram a encarar a disciplina desta forma.
A população escolhida para realização do presente estudo foi composta por alunos de ambos os sexos, com matricula ativa, em turmas de 8ª série do Colégio Estadual Bertha D’Alessandro, localizado na Rua Antônio Pereira, s/nº , Cabuis, Nilópolis - RJ.
O questionário foi aplicado no dia 04 de abril de 2007, nos turno da Tarde e da Noite e a amostra tem um total de 105 alunos, sendo 49 do sexo masculino e 56 do sexo feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário